top of page

Estou com tremor, isso é grave?

  • Foto do escritor: Dr. Gabriel S. Froehner
    Dr. Gabriel S. Froehner
  • 19 de jul. de 2021
  • 1 min de leitura

Atualizado: 23 de jul. de 2021

Vamos conversar sobre tremor de uma forma clara e acessível a todos.


ree


Tremores podem ser decorrentes de várias causas.

Tremores estão presentes em cerca de 5% da população geral e muitas vezes podem causar comprometimento da qualidade de vida das pessoas.

As causas de tremor podem ser das mais variadas, desde tremor fisiológico (aquele que não é devido a nenhum tipo de doença, que pode aparecer quando tomamos muitas xícaras de café ou quando ficamos nervosos) até causas degenerativas, como a Doença de Parkinson.

A Doença de Parkinson é mais comum em pessoas acima dos 50 anos, apresenta além do tremor outros sintomas como lentidão maior para se movimentar e dificuldade para se levantar ou caminhar, como se as articulações estivessem mais rígidas. Outros sintomas da doença podem incluir alteração do humor (depressão), hiposmia (alteração do cheiro) e sono agitado.

A causa da Doença de Parkinson ainda não é conhecida, mas sabe-se que existe a diminuição de um neurotransmissor chamado Dopamina no cérebro e no tronco cerebral.

A Doença de Parkinson tem tratamento, que pode ajudar muito o dia-a-dias das pessoas acometidas por tal enfermidade, aumentando a qualidade de vida e o bem estar do paciente.

 
 
 

Comentários


Gabriel Sampaio Froehner

Neurologista

CRM 32344-PR | RQE 23231

Consultórios

Londrina/PR

R. Professor Joaquim de Matos Barreto, 180

  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook

Apucarana-PR

​Rua Miguel Simião, 315 | sala 07

Informe Legal

Dr. Gabriel Froehner é pessoalmente responsável pela produção, edição, adaptação e curadoria dos textos presentes neste site, além de sua manutenção financeira. Este site é orientado ao público leigo. As informações contidas em nossa homepage têm caráter informativo e educacional. O seu conteúdo jamais deverá ser utilizado para autodiagnóstico, autotratamento e automedicação. Em caso de dúvida, o médico deverá ser consultado, pois, somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina. O nosso site possui anúncios de terceiros. Não controlamos o conteúdo de tais anúncios e o nosso conteúdo editorial é livre de qualquer influência comercial. Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao navegar no mesmo, está a consentir a sua utilização.

© 2021 by Gabriel S. Froehner. 

bottom of page