Vamos conversar sobre tremor de uma forma clara e acessível a todos.
Tremores podem ser decorrentes de várias causas.
Tremores estão presentes em cerca de 5% da população geral e muitas vezes podem causar comprometimento da qualidade de vida das pessoas.
As causas de tremor podem ser das mais variadas, desde tremor fisiológico (aquele que não é devido a nenhum tipo de doença, que pode aparecer quando tomamos muitas xícaras de café ou quando ficamos nervosos) até causas degenerativas, como a Doença de Parkinson.
A Doença de Parkinson é mais comum em pessoas acima dos 50 anos, apresenta além do tremor outros sintomas como lentidão maior para se movimentar e dificuldade para se levantar ou caminhar, como se as articulações estivessem mais rígidas. Outros sintomas da doença podem incluir alteração do humor (depressão), hiposmia (alteração do cheiro) e sono agitado.
A causa da Doença de Parkinson ainda não é conhecida, mas sabe-se que existe a diminuição de um neurotransmissor chamado Dopamina no cérebro e no tronco cerebral.
A Doença de Parkinson tem tratamento, que pode ajudar muito o dia-a-dias das pessoas acometidas por tal enfermidade, aumentando a qualidade de vida e o bem estar do paciente.
Comentários